História da IESCC
A semente que acabou por dar origem ao que presentemente conhecemos como IESCC, foi plantada nos anos 60, mais precisamente em 1965, quando os pastores Félix e Irene Cunha, recém c chegados a Faro, por uma orientação do Espírito Santo, iniciaram um trabalho de evangelização na sua casa de habitação, com crianças que residiam na rua onde viviam.
Em pouco tempo, juntamente com as crianças, os pais começaram a vir e foi necessário realizar-se cultos, que eram celebrados na sala de estar do apartamento onde viviam os pastores. Permitia o regime fascista, que se colocasse no máximo 20 cadeiras em casa particular, para cultos evangélicos. Depois de algum tempo, desenvolvendo o trabalho nestes moldes, os pastores Félix e Irene, concordaram unir-se à Igreja Assembleia de Deus, dando origem à abertura da mesma na cidade de cooperando com outros pastores deste Ministério. Por volta de 1984, o Pastor Félix sentiu de Deus, recomeçar a visão original, ou seja, voltar a realizar cultos em sua casa, com vista a se iniciar um novo trabalho na cidade. Assim começaram reuniões de oração na mesma sala onde se havia começado anos antes, com 5 pessoas.
Passado algum tempo, iniciou-se um trabalho oficial, nas instalações que hoje ainda pertencem à IESCC, e funcionam agora como sala de actividades juvenis e de ensaios para festas temáticas Foi inaugurada a Igreja Evangélica Pentecostal do Algarve, IEPA, com um grupo de 11 pessoas que semana após semana, foram desenvolvendo o trabalho. Passados alguns anos alterou-se o n para Igreja do Espírito Santo Comunidade Carismática, IESCC. A Igreja cresceu, chegando a congregar quase uma centena de pessoas e no inicio da década de 90, um forte mover do Espírito Santo, começou a mudar alguns hábitos, no que tem a ver com u alguns entendimentos doutrinários mais tradicionais.
Em 1991, Paulo Cunha, filho dos pastores Feliz e Irene, foi consagrado ao ministério a tempo integral, cooperando com os seus pais na obra de Deus, na cidade de Faro, tendo a Igreja adquirido hoje ainda funciona como espaço de Celebração, a tão conhecida Igreja da Penha, em Faro.
No final de 1991, um derramar do Espírito Santo tão intenso, atraiu centenas de pessoas da capital e lugares ao redor, que experimentaram o poder do Evangelho de Jesus, em curas milagrosas espiritual e ensinos de palavra de Fé.
Por ser difícil realizar as reuniões principais na sala da Penha, por causa do excesso de assistência, começou-se em 1992 a realizar as reuniões de Sexta e Domingo, num Cinema próximo do E Nesta altura o Pastor Paulo Cunha, assumiu a liderança da Igreja, como Bispo superintendente de todo o trabalho.
Este período coincidiu com um grande despertar espiritual, onde multidões se reuniam ao fim de semana no Cinema, fazendo filias de espera, de mais de 8 horas, para entrar no espaço e c lugar sentado. Mais eram as pessoas que ficavam de pé, do que as que podiam sentar-se. Grandes milagres de cura e libertação ocorreram, tendo a Igreja iniciado trabalhos em outras cidades.
Reformou-se o pequeno programa de rádio que se havia iniciado meses antes, realizando-o noutra Estação e por um período de uma hora diária. Chegou a ser dos programas mais ouvidos da E onde em directo pessoas eram curadas de enfermidades e tocadas com as mensagens simples sobre o poder e amor de Jesus.
Por causa da multidão que constantemente sobre-lotava o Cinema, a Igreja procurou um espaço de aluguer, que inaugurou ainda no ano de 1992, numa rua próxima ao Cinema. Pouco mais de participaram na Inauguração desse espaço, que ficou conhecido como Santuário.
Em 1993, a queixa dos vizinhos, relativa a ruído e à circulação massiva de pessoas numa zona residencial, fez com que as autoridades limitassem a actividade no espaço até à realização de obr insonorizarão total. Percebendo a Igreja que o custo era elevado e que a perturbação não diminuiria, optou por mudar-se para um grande espaço na zona de Vale da Venda, fora da cidade, onde anos. Foi em 2003, depois de uma palavra profética de Morris Cerullo, na nossa Igreja, que adquirimos as instalações que funcionam como Sede, onde estamos presentemente, no Areal Gordo, Faro este espaço em Novembro de 2003 e desde ai temos realizado nele toda a nossa actividade principal. Durante este período de tempo, a Igreja iniciou outros trabalhos e projectos de diferentes perspectivas, sempre numa missão de levar Jesus e os princípios do Reino às pessoas. Têm sido mais d que uma pequena semente foi plantada e os frutos falam por si. Podemos dizer, “Até aqui nos ajudou o Senhor!