O pastor Félix Cunha foi a pessoa que Deus usou para plantar a primeira semente que levou a que hoje possa existir um trabalho chamado Igreja do Espírito Santo – Comunidade Carismática.
Nascido em Barcelos, Minho, em 1931, numa família abastada que viria a passar por muitas dificuldades, mudou-se para Lisboa ainda na juventude.
Depois de uma experiência de libertação espiritual e convertido ao Evangelho de Jesus, recebeu uma cura milagrosa, ouvindo a voz do Espírito Santo testemunhar-lhe o seu milagre.
Passado algum tempo, sentiu o Espírito Santo dirigi-lo desde Lisboa para o sul de Portugal, em Faro. Sabia que havia uma obra para ser realizada para o Reino de Deus na capital da região. Chegando a Faro, começou a trabalhar na Farmácia Montepio, dado que “farmácia” já era a sua atividade em Lisboa.
Depois de ter casado com Irene Cunha, iniciou em sua casa um trabalho evangelístico com crianças, que, passado pouco tempo, viria a tornar-se na primeira igreja de cariz pentecostal da cidade.
O pastor Félix foi o pioneiro da cidade de Faro no que diz respeito à mensagem de salvação pela fé, associada à manifestação dos dons do Espírito Santo, como a cura divina e expulsão de demónios, bem como o batismo no Espírito Santo, com a evidência de falar em línguas estranhas.
Durante todo o tempo do seu ministério, viveu com integridade a Palavra de Deus, sendo um referencial de conduta moral e testemunho público sobre o Evangelho.
A sua obediência a uma instrução de Deus permitiu que, em tempos muito duros para o Evangelho, se iniciasse uma igreja que, apesar das dificuldades e tormentas, permaneceu e cresceu, sendo hoje a semente que originou a IESCC.
A Bíblia ensina a honrar quem merece honra e, por tal, consideramos que o pastor Félix Cunha, que partiu para o Senhor em 2002, é merecedor do nosso reconhecimento e admiração.
Os que com ele partilharam momentos de ensino, adoração e oração, por certo, guardarão em seu coração gratas lembranças dos momentos vividos.
Pode sentir-se recompensado, porque todo o esforço, empenho e trabalho deram os seus frutos. A Deus seja toda a glória.