Porque celebramos o Pentecostes

Deus criou festas para a nação de Israel, que deveriam ser celebradas perpetuamente. Quando estudamos essas festas, descobrimos que todas elas estão relacionadas com a pessoa de Jesus e com a Igreja. Pentecostes, palavra grega que significa Quinquagésimo, era celebrada precisamente cinquenta dias depois da Páscoa, por isso também era chamada a festa das semanas e corresponde exatamente ao dia em que o Espírito Santo foi derramado, dando inicio ao nascer da Igreja de Jesus, com 120 pessoas que estavam reunidas num aposento alto em Jerusalém.

O que caracteriza o Pentecostes

O Pentecostes era uma festa de celebração de colheitas, em que o povo de Deus vinha à presença do Senhor para agradecer pelos primeiros frutos da terra, pelas chuvas que tinham dado humidade às sementes para que frutificassem. Assim o povo de Deus, separava as primícias dos primeiros frutos da terra e os trazia ao Senhor como oferta de gratidão e reconhecimento pela sua bênção e favor. A cidade de Jerusalém se enchia de pessoas que vinham de todos os lados, até porque esta festa podia ser celebrada por todos os povos e não somente por Israel, sendo um tempo de grande alegria e celebração.

O Pentecostes e a Igreja

Sem duvida que o Pentecostes é uma festa que está intimamente associada à Igreja. Aliás, a igreja nasceu exatamente no dia da celebração desta festa. Isto tem a ver com o facto de ser uma festa associada à colheita dos grãos de trigo e cevada, dado que a igreja de Jesus nasceu exatamente para a colheita de pessoas para o Reino de Deus. Além do mais, nesta festa todos podiam participar, era uma festa aberta a todos os povos, por isso quando o Espírito Santo foi derramado, a cidade de Jerusalém estava cheia de pessoas vindas de todas as partes da terra e que participavam da mesma. O evangelho de Jesus é para uma colheita de vidas de toda a língua, raça e nação.

O Pentecostes e o Espírito Santo

A festa do Pentecostes ficou intimamente associada ao mover do Espírito Santo, de tal maneira que uma Igreja Pentecostal é uma comunidade cristã que enfatiza o poder e os dons do Espírito Santo sobre as pessoas. PENTECOSTES Shavuot IGREJA DO ESPÍRITO SANTO Quando celebramos o Pentecostes sempre recordamos que foi nessa dia que Jesus cumpriu uma promessa que havia feito. Ele disse que receberiam poder ao descer sobre eles o Espírito Santo e se tornariam testemunhas do evangelho do Reino. Assim aconteceu quando sobre os 120 desceram línguas como que de fogo, tendo todos eles ficado cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas estranhas, conforme o Espírito lhes concedia. Foi um facto tão marcante que a noticia do que estava a acontecer correu a cidade e naquele dia 3.000 pessoas receberam Jesus como Senhor das suas vidas, em contraste com o dia em que o Senhor deu a Israel a Lei, onde 3.000 hebreus morreram, por causa da adoração ao bezerro de ouro.

O que celebramos no Pentecostes

Quando celebramos o Pentecostes estamos a celebrar a Fidelidade de Deus, que prometeu e cumpriu, quando disse enviar outro Consolador para estar connosco para sempre. Celebramos a bondade do Senhor que abençoa o trabalho das nossas mãos, de modo a que frutifique e nos sustente abundantemente. Celebramos a sua graça ao derramar sobre nós a chuva do seu Espírito que sacia toda a nossa sede interior e nos capacita para sermos instrumentos nas mãos do Senhor, a favor do Evangelho do Reino. Em todas as festas o Senhor exortava a Israel para não se apresentar diante dele com as mãos vazias. Israel trazia as suas ofertas de gratidão, a honra das primícias da terra. Celebrar o Pentecostes é celebrar a Deus com um coração agradecido, com os lábios cheios de adoração e com as mãos cheias da melhor oferta para servir o Reino.

O nosso Pentecostes

Na Igreja do Espírito Santo, sempre procuramos reunir todos os que identificados com o ministério, querem celebrar a Fidelidade, a Bondade e o Favor do Senhor sobre as nossas vidas. Queremos adora-lo por todos os benefícios, agradecer-lhe por todas as bênçãos, celebrar a pessoa do Espírito Santo, o seu poder e os seus dons, a sua presença e a sua unção manifesta nas nossas vidas e à semelhança de Israel, trazer diante do Senhor a nossa melhor oferta, honrar a casa do PAI com as primícias, as sementes de gratidão. Acreditamos que nesta tarde especial de reunião da família, num espírito de fé e adoração, curas podem ser manifestas, respostas podem vir do céu, mudanças podem ser ativadas e os destinos de Deus alcançados. Faz o teu melhor e esforça-te para estares presente. Intercede em oração por esta reunião, porque toda a fagulha ajuda a aumentar o fogo. O que nós acreditamos é que Pentecostes é tempo do céu na nossa terra, para que a vontade do PAI seja liberta sobre todos. Que o poder de Pentecostes seja sobre ti e a tua casa.

Contactos Gerais

Contactos Gerais

+351 289 820 688
Zona Multi-Usos, Lote 5E Areal Gordo, 8005-409 Faro
[email protected]

Horários

Segunda - Sexta:
10:30h - 13:00h | 14:30h-17:30h

Sábado e Domingo:
Fechado

Próximos Eventos